quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lobo-guará recebe prótese ortopédica em Uberaba (MG)

Um lobo-guará, que recebe o nome de Fiel e tem seis anos de idade, recebeu uma prótese ortopédica no tornozelo da pata esquerda depois de ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros em uma fazenda em Veríssimo, no Triângulo Mineiro.
O animal, resgatado em maio deste ano, conforme o médico veterinário Cláudio Yudi Kanayama, estava com uma fratura já cicatrizada. “Possivelmente o animal foi atropelado e, devido à dificuldade de locomover, o lobo parou de caçar, o que deixou cada vez mais fraco até não conseguir mais se levantar”, disse.
A prótese feita de plástico e borracha foi colocada no Hospital Veterinário de Uberaba depois de o animal passar por uma série de exames ainda em maio. De acordo com Yudi o procedimento não é comum.
“A prótese é muito leve e fácil de se adaptar no animal. O lobo-guará foi sedado para colocação da peça por se tratar de um animal silvestre e naturalmente agressivo.”
O maior medo da equipe, conforme o médico, era de que Fiel retirasse a prótese logo após acordar, porém, para a surpresa de todos “o animal reagiu muito bem e não se importou com a prótese presa na perna”, disse o médico.
Após seis meses da cirurgia, Fiel permanece em observação no Setor de Quarentena do Zoológico de Uberaba, para verificar se a prótese irá auxiliar na locomoção e na sustentação do corpo dele.
O médico explica que esse tipo de procedimento não é comum, mesmo em animais domésticos, como o cão e gato. “Nos EUA há empresas especializadas em próteses e órteses em cães, com o custo médio de 500 dólares cada peça. É raro fazer esse tipo de tratamento em animais silvestres.”
Fonte: http://www.anda.jor.br/22/11/2011/lobo-guara-recebe-protese-ortopedica-em-clinica-veterinaria-de-uberaba-mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...