segunda-feira, 7 de março de 2011

Cães com câncer não precisam ser sacrificados

Há tratamentos capazes de devolver-lhes a saúde ou de amenizar os sintomas. Em meio à agitação da clínica veterinária, Penélope, 7 anos, sem raça definida, chamava a atenção. Deitada no colo da dona, a aposentada Zuleika Santos Andrade, a cadelinha tinha um ar abatido. Ela havia acabado de receber uma transfusão sanguínea — rotina desde que foi diagnosticada com um linfoma de intestino, em novembro passado. A doença foi descoberta por acaso. Zuleika achava que a Penélope estava prenhe por conta do abdome dilatado.
— Estamos na luta — desabafa em voz baixa, como se não quisesse incomodar a tristonha vira-latas.
Se for operada, Penélope pode não resistir.
— Ela está em tratamento. Começou fazendo quimioterapia uma vez por semana. Agora é quinzenal. O câncer teve um regresso, mas infelizmente os médicos falaram que operar seria um risco — relata a dona.
Segundo a aposentada, o quadro é instável: há dias de melhora e outros em que a mascote passa muito mal.
— Mas estamos tentando todos os recursos — resigna-se.
A cadela Golden, também sem raça definida, é a prova de que não se deve perder a esperança. Em 2007, constatou-se que ela tinha um tumor venéreo transmissível (TVT) e, hoje, está curada. Lacy Mesquita Oliveira, 57 anos, dona de casa, conta que o animal apareceu na vizinhança e não foi mais embora.
— Ela estava suja, com fome e ferida na região da genitália — descreve.
A descoberta do câncer não foi imediata. A princípio, uma veterinária falou que era uma bicheira, uma infecção na pele causada por moscas.
— Foi tratada com antisséptico e antibióticos, mas o sangramento não parava e a veterinária indicou a castração para que ela não ficasse prenhe.
Só que ela já esperava filhotes, de modo que não não pôde ser tratada do câncer até o nascimento da ninhada - a quimioterapia, muito provavelmente, provocaria um aborto. Assim, durante a gestação, Golden foi tratada com antibióticos e vitaminas que a fortalecessem. Agora plenamente reestabelecida.
Um mal associado à longevidade
A possibilidade de cães e gatos desenvolverem câncer cresce com o avanço da idade.
— Houve aumento na expectativa de vida dos animais e, como consequência, as doenças evoluíram — explica o oncologista-veterinário Paulo Tabanez, também especialista em infectologia.
A boa notícia é que os tratamentos também se sofisticaram.
No passado, não havia medicação para câncer em animais, e os tumores não eram tratados.
— Ou ele morria antes de se diagnosticar o câncer ou era sacrificado — constata o especialista.
Atualmente, a eutanásia não é a melhor solução para abreviar o sofrimento do pet — há tratamentos curativos e paliativos mais eficientes.
De fato, o câncer animal pode ter diferentes prognósticos. Conforme o caso, pode-se optar entre métodos cirúrgicos e medicamentosos - ou lançar mão de ambos.
— Quando não é possível operar o animal, há medicamentos que promovem qualidade de vida, tranzendo alívio para a dor — complementa.
Todavia, alguns efeitos colaterais podem ser penosos. Os quimioterápicos causam desde queda de pelo a náuseas, vômitos e leucopenia (também chamada de aplasia de medula, quadro em que o os sistemas de defesa do organismo ficam debilitados).
— Para minimizar esses efeitos, o veterinário pode prescrever medicações que protejam a mucosa gástrica — complementa Tabanez.
O que pode trazer bem-estar ao animal durante o tratamento.
:: Medicações para controlar vômitos e proteger a mucosa gástrica.
:: Sessões de acupuntura.
:: Alimentação balanceada com fórmulas específicas para cães com alterações gastrointestinais, renais e hepáticas.
Recomendo aqui em Porto alegre o Pathos: http://www.labpathos.com.br/index.php?pg=4
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donnadc/19,0,3225626,Caes-diagnosticados-com-cancer-nao-necessariamente-precisam-ser-sacrificados.html

Um comentário:

  1. É muito importante que os proprietários de cães e gatos saibam que seus animais podem e devem ser tratados quando o diagnóstico de câncer é feito. Não é fácil e exige muita atenção e carinho por parte das pessoas envolvidas. Mas a qualidade de vida destes paceintes melhora muito. Aexandra Greuel (Oncologia Veterinária)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...