sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cão surdo aprende linguagem de sinais com prisioneiros americanos

Um cachorro que não conseguia ouvir aprendeu a entender a linguagem de sinais, graças à ajuda de prisioneiros americanos, e ganhou um novo lar: uma escola para surdos nos EUA.
Os detentos de uma prisão no estado americano de Missouri treinaram Sparky, um cão da raça dachshund, e pediram que uma escola de surdos da região o adotasse. Hoje, Sparky convive com os jovens estudantes do colégio Fulton, que continuam a ensiná-lo. O cãozinho de um ano de idade já sabe os sinais que significam "não", "sentar", "deite" "fique" "pare" e "role".
O treinamento de Sparky durou oito semanas e faz parte de um programa desenvolvido em prisões do Missouri, no qual prisioneiros treinam animais que têm problemas de comportamento ou outros que poderiam dificultar uma adoção. “O programa ajuda a salvar cães que poderiam ter como fim a eutanásia, além de dar aos prisioneiros uma atividade construtiva”, diz Tina Holland, coordenadora de atividades da prisão de Licking.
A superintendente da escola, Barbara Garrison, conta que Sparky muitas vezes dorme com os estudantes e a convivência com o cão tem sido ótima para as crianças. "Ele se encaixa perfeitamente aqui. Está gostando muito de sua nova família surda", diz Barbara, acrescentando que o cachorro faz as crianças terem mais responsabilidade e tem o poder de acalmar aquelas com problemas de socialização ou de comportamento.
"Eu penso que é especial, porque eu posso me comunicar com ele usando os sinais", explica Michael Miller, por meio de um intérprete.
Um segundo cachorro, também surdo, está passando pelo mesmo treinamento e deve fazer, em breve, companhia a Sparky na escola.
Fonte:http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/cachorro-surdo-aprende-compreender-linguagem-de-sinais-nos-eua-1043084.html

Um comentário:

  1. eles são tão incríveis né?
    e que ideia super legal dessa prisão, pq "cabeça vazia, oficina do diabo" frase mais clichê do mundo, mas né?? não tem como negar

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...