domingo, 30 de maio de 2010

Projeto de Proteção aos Grandes Primatas, GAP

Olá, sempre assisto programas que mostram este belíssimo santuário o GAP, então resolvi publicar esta matéria que achei no site da ANDA.

Programa enfoca o trabalho do Projeto de Proteção aos Grandes Primatas

29 de maio de 2010
Por Lilian Garrafa (da Redação)

O programa de TV Animal Press esteve no santuário do Projeto GAP e registrou um pouco da vida e da história dos animais que ali são mantidos.
O GAP é um projeto mundial de defesa do grande primata, fundado nos EUA na década de 1990, e hoje está espalhado pelo mundo. Pedro A. Ynterian, presidente do GAP no Brasil, há um ano também é presidente do GAP internacional. Ele é o responsável pelo santuário sediado em Sorocaba,que abriga primatas vítimas de maus-tratos e abuso principalmente em zoológicos e circos e que viveram em confinamento a serviço do entretenimento humano.
Primata vítima de maus-tratos recuperado no santuário do GAP. (Foto:Animal Press)

Cerca de 80 primatas, na maioria chimpanzés, já foram recuperados pelo santuário. A luta atual é pela retirada dos chimpanzés dos zoológicos, já que esses animais praticamente não existem mais em circos no Brasil. Os chimpanzés, segundo Pedro Ynterian, sofrem excessivamente com a exibição ao público e o assédio advindo da exposição. O resultado é uma perturbação mental em todos os animais submetidos a esse constante estresse. Constatado o problema grave psicológico dos animais, eles são encaminhados para que o santuário os recupere. Pedro ressalta que, antes que se crie o problema para depois procurar a solução nos santuários, é preciso que se deixe de criar o problema. Ou seja: que não haja mais chimpanzés em zoológicos.
A reportagem mostra que o santuário procura ao máximo tratar as sequelas geradas pelo sofrimento, mas não consegue erradicar completamente o trauma que o animal irá carregar pelo resto de sua vida.
Pedro Ynterian, presidente internacional do Projeto GAP, em entrevista ao programa Animal Press. (Foto: Animal Press). ESSE É O CARA!!

O local conta com veterinários, biólogos e oferece todo o cuidado que está ao alcance da equipe voluntária, empenhada em devolver uma parte da dignidade perdida desses animais.
Nove leões, dois tigres e dois ursos também foram recebidos pelo santuário, advindos de circos.
A primeira parte da reportagem pode ser assistida na íntegra neste link: http://www.programaanimalpress.com.br/programa9.html
A segunda parte irá ao ar amanhã (30) às 9h30 pela TV Aberta e estará disponível no site a partir da próxima quarta-feira (2 de junho) na edição 10 do programa.
Serviço:
Programa Animal Press
TV Aberta da Cidade de São Paulo
(somente transmissão a cabo no perímetro urbano de São Paulo)
Pela NET sistema analógico ou digital – canal 9
Pela TVA sistema analógico – canais 72 ou 99 (dependendo do bairro)
Pela TVA sistema digital – canal 186
Todos os domingos às 9h30
Comando: José Jantália
Reportagens: Fábio Paiva
Site: http://www.programaanimalpress.com.br/
Leia também:
Entrevista com Pedro Ynterian na ANDA: http://www.anda.jor.br/?p=47892
Projeto GAP:
O GAP é um movimento internacional cujo objetivo maior é lutar pela garantia dos direitos básicos à vida, liberdade e não-tortura dos grandes primatas não humanos - Chimpanzés, Gorilas, Orangotangos e Bonobos, nossos parentes mais próximos no mundo animal. O Projeto GAP Brasil começou suas atividades em 2000 e atualmente conta com 4 santuários afiliados que abrigam em sua maioria animais resgatados de maus-tratos e condições inadequadas de vida em circos, espetáculos e zoológicos. Atualmente o GAP Brasil é a sede do projeto internacional, em função do trabalho de destaque com chimpanzés desenvolvido no país.

Site: http://www.projetogap.org.br/
http://www.greatapeproject.org/
Fonte: http://www.anda.jor.br/?p=64636

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...