terça-feira, 23 de março de 2010

Cãolopsita!




Queridos, temos um(a) novo(a) membro na nossa "matilha"... família!
Calô, é uma bebê calopsita, estou encantada, é um cachorrinho com penas e que voa...interagem, brincam e adoram carinho.
Dei ela de presente para meu pai, que adora canário-belga, nós infelizmente perdemos nosso canário-belga macho, um rato infeliz o matou.
Então depois de muita tristeza, comprei outro machinho belga e me encantei com as calopsitas..... nada sabia sobre elas.
Fui estudá-las, e adquiri a Calô para meu pai, ela estava com 2 meses e meio, agora fez 3 meses. Ainda estamos aprendendo muito sobre ela ou ele.... não sabemos bem qual é o sexo, mas alguns acham que é fêmea.
Ibama e as Calopsitas
O Ibama controla os animais silvestres (pertencentes a nossa flora) e os animais exóticos (pertecente a flora de outros países).
Só que existe uma série de animais que mesmo sendo silvestre ou exótico, figuram numa listagem especial do Ibama (Portaria nº93), onde classificam estes como animais domésticos.
Pertencem a esta listagem, entre uma variedade enorme, animais conhecidos por nós, como cães, gatos, cavalos, gado, galinhas, coelhos e, obviamente, o animal objeto tema desta site, a calopsita.
Em função desta portaria, as calopsitas podem ser livremente criadas e comercializadas, sem que haja controle do Ibama. Assim como ocorre com os canários belgas e os periquitos, que também figuram nesta mesma listagem.
Para ter acesso ao texto da Portaria nº 93, visite o site do Ibama: http://www.ibama.gov.br

Ficha Técnica da Calopsita - (Cockatiel)
Principais informações
Classificação:.
Nymphicus Hollandicus.
Origem: .
Regiões da Austrália.
Tamanho:.
Entre 30 e 35 centímetros.
Diferença entre os sexos:.
Na natureza é possível saber a diferença entre os sexos pois os machos tem a cabeça e as faces predominantemente amarelas, e as fêmeas quase não apresentam a cor amarelada tendo então a face quase ou totalmente escuras. Já as cores claras somente é possível detectar se é macho ou fêmea através de testes de DNA..
Comportamento:.
A calopsita é uma ave extremamente dócil sendo possível ter uma ótima convivência entre sua espécie e seu criador. Aprendem com facilidade imitar sons embora seja uma característica predominante do macho, mesmo já tendo casos de fêmeas proporcionando essas condições. Criado como pet (manso) é uma das grandes procuras pelos adoradores de pássaros sendo uma ótima opção para toda família.
Estamos adorando mesmo, já os cães não muito....
bjksss Cecília

Sites e Blogs que estão nos ajudando:
http://universodascalopsitas.blogspot.com/
http://www.cockatielcare.co.uk/
http://www.recantodascalopsitas.com.br/
http://www.portaldascalopsitas.com.br/
PS: Imagens são destes sites e blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...