quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Esportes só de Cachorros!!






"Quem tem um cachorro sabe que jogar brinquedos para ele buscar na água é muito divertido. Geralmente, os cães adeptos das brincadeiras aquáticas dão pulos esquisitos, caem na água com estardalhaço e nadam no famoso estilo “cachorrinho” até recuperar o brinquedo e sair da água com o pelo todo grudado no corpo. Em seguida, vem a famosa sacudida, que joga pingos para todos os lados.

Agora, já imaginou uma versão oficial desse “esporte”? Pois ela existe, e foi criada nos Estados Unidos, onde é conhecida pelo nome Dock Jumping (algo como “pulo do deque” ).

O esporte ganhou visibilidade quando integrou – em segundo plano – a programação da competição Great Outdoor Games, do canal de TV ESPN ( http://espn.go.com/), em 2000. Depois disso, diversos grupos passaram a organizar provas, e um dos mais famosos é o DockDogs ( http://www.dockdogs.com/), que realiza anualmente cerca de 100 eventos em diversos países. Outro grupo organizador da atividade, chamado Splash Dogs (http://www.splashdogs.com/), mantém resultados e recordes sempre atualizados. Nesta sexta-feira (22/01), começa uma nova competição, com dois dias de duração, na cidade de Rancho Cucamonga, na Califórnia, EUA.

O diferencial do esporte é envolver um ambiente ao ar-livre, o que torna o esporte agradável de ser assistido por adultos e crianças, além de divertir os animais. A maior parte dos cães que participam são da raça labrador, famosos pelo amor à água, mas os organizadores do evento garantes que qualquer cachorro, de são bernardos a chiuauas, podem participar.

Depois do sucesso entre os americanos, a moda chegou ao s Reino Unido, onde a atividade ganhou o nome de Dash ‘n’ Splash (algo como “corra e se jogue na água”, em bom português), e tem crescido com rapidez nos últimos anos. Em 2009, cerca de 700 cães participaram de um torneio. O esporte surgiu inspirado por outras modalidades para cães, como o agility (uma corrida com obstáculos que treina a velocidade e a inteligência do animal) e o flyball (em que o cão deve apanhar bolas atiradas no ar).
Quando disputado de forma organizada, o Dash´n´Splash conta com uma piscina dotada de sensores (como os utilizados nas provas de natação) e uma plataforma, da qual o animal pula. Ganha a prova aquele que saltar mais longe (contando da borda da piscina à ponta da cauda do cão).
Enquanto a atividade não chega de maneira profissional ao Brasil, não custa nada começar a treinar o seu cão (desde que ele tenha mais de seis meses de idade). Confira algumas dicas sobre como iniciar:

-Treine saltos em terra, jogando bolinhas e frisbees para o cão.
-Antes de começar a jogar a bolinha na água, mostre para ele como sair da piscina ou do lago.
-Comece com arremessos curtos, para não levar o animal à exaustão.
-Sempre incentive o cão a ir “ao banheiro” antes de entrar na água.
-Tenha paciência e respeite se o animal não se jogar na água. Nem sempre as pessoas têm vontade de nadar. Com os cães, acontece a mesma coisa!"

Autores: Luis Roberto Toledo e Margarida Telles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...