terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Desastres Naturais por aqui...





Olá Gente, meses atrás comentei sobre o horror que é para o ser humano e para os animais passarem pela experiência de perder tudo, através das forças da natureza. Citei o Katrina nos EUA, também na Ásia, as enchentes em SC etc.
Hoje tenho que novamente falar no horror que vimos na tv em Angra dos Reis, no Vale do Paraíba, agora por Agudo e redondezas aqui no sul.
A força da água simplesmente levou tudo destas cidades, casas, pessoas e animais.
O que percebemos nestas horas é a solidariedade entre aqueles que estão passando por tais situações.
É terrível ver o caos tão perto.
Gostaria de disponibilizar meu blog para ajudar à todos que precisarem, e envio para todos muita força, saúde e fé.
Como o foco do meu blog é o animal especial, não posso deixar de comentar que vi na tv uma matéria na Band sobre São Luiz da Paraitinga, SP e vi muitos cachorros isolados num telhado com a água subindo, então pesquisei muito e nada encontrava. Hoje consegui achar no site da ANDA:
inclusive com o video da matéria, é desesperador!
Parece também que cerca de 80 cães morreram afogados por estarem presos no canil municipal da cidade de São Luiz do Paraitinga.

Outro fato que ocorre em qualquer tipo de desastre, é que na urgência de sair de suas casas muitos têm de deixar seus animais pra trás, alguns por medo de perderem seus pets os deixam amarrados, o que aumenta sempre o número de mortes e é muito comum neste tipo de situação.
Na minha opinião (de quem nunca passou por isso) aconselharia a soltá-los, não deixá-los dentro de casa e sim fora.
Acredito que muitos se salvaríam, a gente substima os animais quando na verdade eles têm instintos que os ajudam a se salvar sim de situações terríveis como estas.
Se fôssemos avisados com antecedência sobre a possibilidade de desastres (algo improvável), poderíamos evacuar o local, levar nossos pets junto, mas como isto é raro, no caso de termos de deixar nossos pets (eu não sei o que faria), o interessante seria sempre deixá-los com alguma identificação(placas na coleira, chip, etc) para que quando fossem resgatados, tivéssemos a possibilidade de reencontrá-los no caso de resgates por grupos especializados.
De qualquer forma não estamos preparados para atender prontamente tantos desastres naturais que têm ocorrido, agora imagina então ter uma estrutura especial para salvar os animais??
Mesmo assim gostaria de compartilhar com vocês este site (que é um de muitos), sobre resgate de animais em grandes desastres, que conta com voluntários.
Possível é!


Mesmo assim muitas ONGS da causa animal se mobilizam e conseguem muitas vezes fazer o impossível aqui no Brasil.
Meus Parabéns pra todas elas.
bjkss
Cecília

PS: Imagens são todas de diversos desastres internacionais, encontradas nos sites citados.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...