sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Caninos Metálicos...










Olá, gostaria de conversar hoje sobre o problema de oclusão dentária da minha rottweiler Elektra, que acaba desgastando seus caninos inferiores.
Sua mandíbula passa do maxilar, ou seja, seu encaixe fica incorreto, chamam de braquignata, agnata ou retrognata. Parece que a mordedura correta de rottweiler é em tesoura. Seria uma dentuça.
Ela é super saudável, mas sei que são problemas que podem prejudicá-la no futuro.
Mesmo assim pra mim ela é linda, aliás, a mais linda do mundo!
Pensei muito em colocar aparelho nos dentes da Elektra, mas devido a sua força, tamanho (64 quilos) e ao seu modo de vida rústico, o que inclui roer madeiras duras, pedras, pedaços de concreto, pneus enormes, ossões e outros objetos delicados. Achei que o aparelho não agüentaria.
Também pensei em fazer tratamento, devido ao desgaste, mas ao conversar com dentistas (de humanos) meu sogro, a parceira de blog Camilli Chamone, e a Vet. Izamara O. Soube que o próprio organismo regenera o dente desgastado, que é diferente do trauma, da quebra que expõe instantaneamente o interior do dente.
Aqui esta a explicação da Camilli Chamone do Blog: http://villechamonix.blogspot.com/
“Com relação ao desgaste: NÃO SE PREOCUPE! Quando o desgaste ocorre gradualmente, a polpa dentária vai sofrendo retração e calcificação gradual também. É uma defesa natural do organismo - viu como a natureza é sábia?
Isso já não acontece no caso de traumatismos. O dente se parte e expõem todo o tecido pulpar, provocando muitas dores. Neste caso, é preciso fazer o tratamento endodôntico ou a remoção do dente, para evitar a formação de abscessos, que são focos de infecção.
A natureza já está resolvendo TUDO para a sua rottie querida.
No caso dela, o desgaste provocado pela abrasão dental, ou pelo hábito de roer alguma coisa já deve ter acabado com a camada de esmalte dental e exposto a dentina. A dentina sofreu uma super mineralização fisiológica, para que sua rottie não sinta dor. Enquanto isso, os vasos sanguíneos e nervos que irrigam a polpa dental, vão sofrendo uma atrofia fisiológica - é como um tratamento endodôntico que o próprio organismo faz nele mesmo!!! O desgaste é lento e faz com que haja tempo para que isso tudo ocorra.
Isso tudo ocorre em humanos também.
Por isso, em idosos, a câmara pulpar (lugar onde ficam os nervos e vasos sanguíneos que dentais) é muito atrofiada.
Simples assim!”
Obrigada Camilli pela explicação.

Observo que a Elektra se adaptou bem ao seu problema, ela utiliza outros dentes, demora mais para mastigar, e bebe água no pote mergulhando o focinho até os olhinhos, mesmo assim a estimulo a mastigar sempre. Percebo que ela não sente dor, porém seus caninos inferiores estão super desgastados, pois se atritam com os dentes superiores. Lembrei de falar isso porque estes parecem que foram serrados, algo que alguns malucos realmente fazem com animais de circo. O que é um absurdo!
Quando a oclusão afeta a vida e a saúde do eu cão. Por exemplo, quando um dente fora de posição causa um trauma na gengiva ou no céu da boca, podendo levar até a uma comunicação com o nariz; ou causando desconforto por afetar toda musculatura, os nervos e a ossatura do crânio; ou quando um dente oclui sobre outro podendo levar a um desgaste, a pulpite, traumas nas gengivas e a dor. Há casos em que o mau posicionamento dos dentes facilita o acúmulo da placa bacteriana levando a inflamação da gengiva e posterior perda do dente (doença periodontal). Em outras situações pode haver dificuldade de mastigação e/ou apreensão do alimento. Em cães de trabalho e guarda a oclusão desbalanceada pode ser um importante fator predisponente de fraturas nos dentes. Importante é lembrar que a estética, na maioria das vezes, deve ficar em segundo plano, pois a principal preocupação passa a ser a saúde do seu cão. Muitos utilizam aparelho ortodôntico, com resultados excelentes.
Pesquisei também sobre restauração dentária, próteses metálicas ou em porcelana, aparelhos, tratamento de canal e encontrei muitas coisas legais sendo feitas no Brasil.
Sempre pensei em restaurar seus caninos com titânio (coisa de maluca, eu sei), mas a Camilli C. (de novo ela) me explicou o seguinte:
“Titânio é muito duro, difícil de ser trabalhado/moldado pelo protético! Tem que vir pronto de fábrica mesmo! É usado em cirurgias ortopédicas, para substituir ossos, pregar ossos, etc.
Tive um professor de materiais dentários que falava que o melhor material para colocar na boca era ouro, para grandes restaurações, depois amálgama, para pequenas restaurações. O ouro é bastante plástico e resiliente.
As outras restaurações metálicas são ligas compostas de diversos metais (Ni-Cr, por exemplo), daí fica mais complexo administrar as propriedades físico-químicas das substâncias agindo conjuntamente, mas, no fim, geralmente dá certo, quando o profissional é bom!”
Valeu Camilli, mas depois conversamos e vimos que uma rottie com caninos de ouro seria bem inusitado, ou pior ainda poderia ser vítima de seqüestro pra levarem seus dentes.... que horror!! Hehehe...
Achei a restauração com coroa metálica bastante eficiente, no site do Odontovet tem um super texto explicando tudinho.
Link: http://www.odontovet.com/o-dentistica.htm
http://www.avds-online.org/info/crowntherapy.html

Encontrei por aqui o titânio sendo usado para reconstruir uma mandíbula de um srd:
http://www.anclivepa-rs.com.br/artigos/tratamento%20de%20fratura.pdf

Pensem nisso, dêem uma olhada não só no estado dos dentes de seu cão, não só na estética, mas observem a oclusão.
Bjkss Cecília
Fonte das Imagens: Sites citados.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto!
    Concordo em gênero, numero e grau que mais importante que a estética, é a função!

    Se a Elektra come de tudo, é feliz e não sente dor, para que submetê-la a anestesias e outros procedimentos em função de um problema que não existe?

    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...