sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pets com Deficiências...





ESTES SÃO MISTY E DUKE, SÃO CACHORROS QUERIDOS QUE FORAM RESGATADOS POR UMA ORGANIZAÇÃO QUE PROTEGE PETS COM DEFICIÊNCIAS.
É UM SITE SENSACIONAL: http://www.petswithdisabilities.org/rescue.html
ME PERGUNTO: SERÁ QUE UM DIA TEREMOS NO BRASIL UMA ESTRUTURA QUE FAÇA ESTE TIPO DE TRABALHO(SANTUÁRIOS) E PESSOAS QUE COMPREENDAM QUE ESTES ANIMAIS ESTÃO APTOS PARA AMAR E SEREM AMADOS?
O QUE VEJO NO MERCADO PET DO BRASIL É INVESTIMENTO ALTO EM RAÇÕES, EM FRESCURAS DE TODOS OS TIPOS, MAS A GRANDE QUESTÃO PRA MIM É A SAÚDE DELES, E A POSSE!
NÃO ADIANTA TER UM PET LINDO, PERFUMADO, COM UNHAS PINTADAS, DE VESTIDO DE GRIFE COM CRISTAIS SE O PROPRIETÁRIO NÃO É CAPAZ DE DAR-LHE AO MENOS VERMÍFUGO, DE LIMPAR SEUS OUVIDOS E AO MENOR SINAL DE UMA DOENÇA GRAVE ABANDONÁ-LO. CULTURA DA BELEZA E NÃO DA SAÚDE.
SABEMOS QUE PARA VACINÁ-LOS COM A POLIVALENTE, DA RAIVA JÁ UMA VITÓRIA, AGORA FAZER AS VACINAÇÕES COMPLEMENTARES COMO AS DA GRIPE, DA LEPTOSPIRA, DA GIÁRDIA, MEU DEUS, SOA COMO ABSURDO PARA ALGUNS.
PRECISAMOS, CONSCIENTIZAR TODOS, QUE PETS NÃO SAO BRINQUEDOS, E Q O ABANDONO FAZ SIM PARTE DA NOSSA SOCIEDADE EXTREMAMNTE ATRASADA E IGNORANTE.
PORTANTO VISITEM ESTE SITE, COMPREENDAM QUE EM LOCAIS QUE POSSUEM PETS MAIS TEMPO, EXISTEM TRABALHOS INCRÍVEIS, DE SANTUÁRIOS A HOSPÍCIOS PARA PETS COM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS E OUTROS.
EXISTEM SIM SOLUÇÕES, O QUE NÃO PODE EXISTIR É O ABANDONO E A IGNORÂNCIA.
BJ CECÍLIA

Rocky, Cane Corso...


Amigo Milton, realmente esqueci de colocar o nome do fofo, é o Rocky.
Tem 50 quilos, tá com 1 ano e 9 meses quase um adulto... sou mto brincalhão ainda.... e bravo tb...
O cane corso, é uma raça muito antiga, dizem que era os cachorros dos gladiadores, dos romanos, que ficou concentrada e esquecida no sul da Itália, durante anos. Aliás mto próximos de onde vieram os meus familiares, da Calábria. Aqui a raça é conhecida pq o Faustão tem um belo exemplar tb, saiu até na capa da revista RollingStone junto dele...num trono.... eu acho...
É um baita cachorro, um fofo, como o acostumei no colo até hj ele pensa q cabe ainda nele.... fazer o q. É muito bravo com estranhos, portanto excelente para guarda. Sobre as roupinhas, é um exagero-mimo do meu pai que é apaixonado por ele, provoca risadas da nossa veterinária....
Milton, espero ter explicado um pouquinho dessa raça maravilhosa e ainda pouco conhecida.
Bj e Sorte com a tua Banda Auditiva, pra quem não conhece a Banda é super boa!
Cecília

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rocky, friozinho e soninho....



Gente olhem a minha carinha de sono, detalhe que meu papai coloca duas roupinhas em mim.... 4 graus.... ele pensa que sou bebê ainda....
Perguntaram meu nome completo, minha família me chama de Rocky, mas no pedigree meu nome é Bento Gonçalves do Dominus Canorum.
Certo pessoal? Agora vou dormir que tô cansadinho.
Lambs Rocky

Pombinho-Correio atingido, pode ficar sem voar...




Olá Queridos(as), tudo bem?
Fiquei sabendo da história do pobre do pombo-correio.
O mais bacana é que ele foi tratado justamente pelo ortopedista do Rocky, O Vet. Marceli Alievi(na foto), só posso dizer que ele está em excelentes mãos. O motivo da postagem é que existe a possibilidade do pombinho não pode voar, ou seja, ficar deficiente.
Vamos ajudá-lo a encontrar um dono(a) bacana.
Matéria G1:
Depois de uma hora e 40 minutos de cirurgia, o pombo que transportava uma bateria e um carregador de celular se recupera bem da operação que tirou projéteis e recuperou as asas, atingidas por tiros de chumbinho. Ele foi encontrado na tarde de terça-feira (28) por policiais militares de Porto Alegre.
Segundo Marcelo Alievi, diretor do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), onde ocorreu a cirurgia, o pombo deve ficar 30 dias em observação. "O procedimento foi ótimo. Corrigimos as duas fraturas das asas e colocamos uma placa de titânio e quatro parafusos em cada asa. Em uma das asas, foi colocado também um pino de aço", disse ele ao G1. Depois de recuperada, a ave deve ser encaminhada a um criatório, de acordo com o especialista.
O pombo, encontrado no pátio do 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, foi atingido por tiros de chumbinho nas duas asas. A autoria dos disparos é desconhecida. De acordo com o major João Diniz Prates de Godoy, os policiais conseguiram ver que a pomba voava na direção do Presídio Central.
A Brigada Militar suspeita que a ave tenha sido solta em alguma das vilas que circundam o presídio. O quartel onde a ave caiu fica a cerca de 400 metros do destino dela. O diretor disse que o caso é inédito no hospital. A 11ª Delegacia de Polícia deve investigar o caso.
Fonte Foto 1: Ronaldo Bernardi/Zero Hora/Agência RBS.
Fonte Matéria e Foto 2: G1 e Foto:Ronaldo Bernardi/Zero Hora/Agência RBS.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Elektra, Rottweiler...







Lembrei de postar o antes e depois da Elektra justamente pela história dela....
Lá vai...
Nós tínhamos o pai dela o rottie Remo(já falecido), então um conhecido do meu pai pediu para cruzar com sua fêmea rottie , de cara fui contra por muitos motivos, mas principalmente pq o cara queria grana...
Fiquei muito chateada com meu pai por ele ter concordado, mas o Remo era dele.
Era a típica ninhada de fundo de quintal...
Me afastei e resolvi não me envolver na história.... até que....
Meu pai me contou q a ninhada havia nascido, me convidou para ir lá.... tinham nascido 09 filhotes, mas q não ficaríamos com nenhum...
Chegamos lá e constatamos q o cara não cuidava, não limpava e pior não alimentava corretamente a mãe. E q por falta de cuidados 04 filhotes haviam morrido esmagados, fome etc. E notamos que dos 05 restantes 02 estavam muito mal.
Como é de praxe a ninhada permanece com a mãe na casa do dono.... mas meu pai e eu resolvemos levar a trupe para nosso canil. O dono da rottie mãe ficou muito bravo, mas vendo o absurdo q tinha cometido e a nossa fúria, digamos q ele deixou...
Obviamente que resolvi auxiliar meu pai e a trupe, com ração, medicação, higiene, carinho e suplementos... um dos dois q estavam mal não suportou, morreu na primeira noite, então me apeguei na outra q estava mto ma,l a menor de toda ninhada... uma fêmea... ela me conheceu no seu quarto dia de vida, era um bebê especial, desnutrida e muito feia..... é verdade... era sim...
Ela foi crescendo, melhorando mas sempre um passo atrás de seus irmãos. Quando eles tavam com 04 quilos ela tava com 2,5 quilos e assim ela foi se mostrando uma guerreira.
Era "cambota" as traseiras eram tortas tinha os jarretes de vaca, mega orelhuda, seu pêlo era mto crespo, dentuça pois sua arcada superior avança e passa da inferior, magra demais mesmo comendo muito.... óbvio que falavam mal dela, e mesmo com toda indiferença ela sempre estava muito atenta, espoleta e doce.
Até que um dia eu pedi pro meu pai um presente de aniversário, ELA; ela tava com quase 02 meses. Todos me chamaram de maluca, onde iria "guardá-la" ou pior q ela não iria durar era doente...enchi tanto o saco do meu pai q ele cedeu.... então cuidava de todos, mas dela eu cuidava mais e exigia tb, brincava mais com ela, estimulava e educava. Quem visitava eu falava em alto e bom som: Esta é minha! Ficavam com uma cara de pena... acho q de mim... hehehe
Dos 04 filhotes rolou o seguinte, fiquei com ela, o dono com a outra fêmea, ele vendeu um macho, e nós demos o outro de presente para um amigo de meu pai. Este amigo estava muito chateado, pois havia perdido seu rottie a pouco tempo, ele e sua família ao ganharem o "presente" se emocionaram, foi tão legal q confesso q fiquei mto feliz com destinho dele. Então descobri os novos donos do outro macho(o q foi vendido) fui lá visitá-lo, ele estava(está) de rei da casa. Fiquei muito feliz!
Então com o tempo fómos mantendo a Elektra com boa ração, suplementos de vitaminas e sais minerais e ela foi desabrochando.... uma fofura, nunca reclamou de nada, nem qdo seus irmãozinhos foram embora....ela é tb pra nós a melhor lembrança do Remo, herdou sua doçura eterna. Eles conviveram por um ano juntos, eles se adoravam.
E virou essa princesa que ela é!
Ao se mostrar tão lutadora, ágil e forte resolvi que seu nome seria Elektra( A personagem criada por Frank Miller e ilustrada magistralmente por Bill Sienkiewicz, na Marvel).
Hj ela pesa 60 quilos, está com 02 anos e 09 meses, foi castrada antes do primeiro cio, é musculada e muito forte, seu pêlo alisou, suas pernas melhoraram 90%, só seus dentes q apresentam desgaste maior devido o atrito ser anormal em algumas partes(mas a Vet. Izamara esta monitorando para q não vire problema mais sério).
Lembra mto a história da Betty, a feia.... hehehe.
Então queridos essa é a história dessa linda princesa Elektra.
Gostaram?
Boa Noite e bj, Cecília mãe da Elektra.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Orthopets Brasil!


Boa Noite,
Estava hj eu pesquisando sobre órteses e próteses no Brasil e encontrei o Ricardo Bastos no RJ. Trocamos poucos emails e já deu pra perceber que é uma pessoa iluminada, explico: ele faz com o coração, seus aparelhos são feitos para cada tipo de problema de foma artesanal, e para cada bichinho tb, não é uma empresa.
Vcs verão que seus aparelhos atendem a diversos problemas de gatos e cachorros.
Pra vcs terem idéia o Ricardo Bastos foi convidado por uma ONG americana pelo seu trabalho sensacional aqui no Brasil. Postarei nos próximos dias mais notícias sobre Orthopets Brasil.
Por enquanto entrem no blog: http://rb.orthopets.nafoto.net/
tem tb 02 links q a gente pode ver bem a alegria dos pets:
Link para slide 01: http://www.slide.com/r/jGXyZ2xswz8iU464MxZ6pym_KiWse96i?previous_view=lt_embedded_url
Link para slide 02: http://www.slide.com/r/BlWok2914D8Pkk4ZbasBgUDgUWiqFHWV?previous_view=mscd_embedded_url&view=original
Achei muito bacana o trabalho do Ricardo Bastos, espero q gostem tb.
bj
Cecília
Imagem: Orthopets, a fofa rottie Yanka de 12 anos, ganhou um colete para ajudá-la a andar, pois suas pernas começaram a perder a força. Sua proprietária Sra. Vera esta muito contente com o resultado. E nós tb.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Revistas sobre animais...


Olá amigos(as),
Gostaria de avisá-los sobre as revistas que estão nas bancas esta semana:
A revista Veja edição 2122 - ano 42 - n° 29 de 22 Julho 2009, trás na capa "Eles venceram - Cães e Gatos são tratados como filhos em milhões de lares brasileiros, que gastam com eles 9 bilhões de reais por ano. Ética: a revolução mental que colocou os bichos na esfera moral da humanidade. Entrevista: Cesar Millan".
Site: http://www.veja.com.br/
Li a matéria que comprova realmente q as pessoas estão sim interagindo, se envolvendo, gastando e principalmente cuidando mais de seus pets, enfim pra mim é um sinal de evolução da nossa sociedade.
Já a revista Planeta edição 442 - ano 37 - de Julho de 2009, trás na capa " O poder secreto dos animais - Os desafios da ciência para entender pq há cães telepatas, gatos capazes de prever a morte das pessoas, elefantes que sabem quando um terremoto irá acontecer."
Gostei da matéria, mas esperava maior aprofundamento. Na verdade eles comentam as pesquisas que a ciência esta fazendo para comprovar tais comportamentos, quando na verdade já se sabe que os animais possuem sim inteligência, alma e a percepção extra-sensorial (ESP). Muitas revistas já esceveram sobre estes assuntos, porém gosto muito de uma matéria da National Geographic de março de 2008 " Ela pensa? como os cientistas estão decifrando a inteligência dos animais". Matéria excelente, detalhada e com fotos belíssimas que vcs podem ver no site.
A revista Cães e Cia, mantêm matérias interessantíssimas sobre cachorros, gatos, saúde e comportamento. Adorei a matéria da revista de julho de 2009 n° 362. "Labrador: Raça de muitos heróis." O labrador "Endal, cão assistente e de seu dono Allen Parton, ferido de guerra, transcende o teor dos adjetivos."
Maravilhoso relato.
Finalizando, acho muito legal a ciência comprovar aquilo que nós(cachorrólatras) já sabíamos faz tempo....
bj
Cecília
Imagem: Cachorros na sala de aula, do site: http://www.pawpaws.com.au/

Dia dos Aumigos!


OLÁ, SABEM AQUELES MOMENTOS QUE O MUNDO ESTA DESABANDO SOBRE A NOSSA CABEÇA? CLARO QUE SABEM... ENTÃO ENTREM OS AMIGOS HUMANOS E OU OS AMIGOS ANIMAIS...
POIS É, A GENTE LEVANTA A CABEÇA RESPIRA FUNDO... E SEGUE EM FRENTE.
HJ FOI ASSIM.... ENTÃO CHEGUEI EM CASA ESGOTADA E FUI DAR ATENÇÃO AO MEU BULLDOG FRANCÊS... QUE ALÍVIO, QUE CARINHO, QUE CONFORTO ELE ME TROUXE. AGORA TÔ DIGITANDO SOMENTE COM A MÃO ESQUERDA, PQ A OUTRA ESTA SENDO EXIGIDA PELO FOFO FRENCHIE.... IMAGINEM QUE ALGUNS ANOS ATRÁS ALGUNS "AMIGO"S E "VETERINÁRIOS" INSANOS CHEGARAM A ME “SUGERIR” Q ME DESFIZESSE DELE...
COMO ALGUÉM QUE SENTE AMOR SE DESFAZ DE UM PET, DE UM AMIGO POR ELE APRESENTAR UMA DOENÇA?? INSANOS, MUITOS SÃO ASSIM SEGUEM A CULTURA DO DESCARTÁVEL. COMO PODEM? OLHA SOFRI MUITO POR NÃO DOMINAR A DOENÇA DO MEU FRENCHIE, A EPILEPSIA... MAS ESTUDEI E ESTUDO MUITO.
NO CASO DO MEU FRENCHIE ELE FOI DIAGNOSTICADO COM EPILEPSIA IDIOPÁTICA. POSTAREI A SEGUIR INFORMAÇÕES SOBRE A EPILEPSIA CANINA. DESCOBRI QUE ERA CONTROLÁVEL, QUE NÃO ALTERAVA EM NADA SEU COMPORTAMENTO E SEU CARÁTER. VER ELE SOFRER, CONVULSIONAR E APAGAR NÃO FOI E NÃO É FÁCIL. DEPOIS DE PASSAR POR MUITOS VETERINÁRIOS, ENCONTREI O INCRÍVEL VETERINÁRIO RODOLFO VOLL, NEUROLOGISTA. DESDE ENTÃO MEU FRENCHIE ESTA CONTROLADO, ESTA SENDO TRATADO COMO TEM DIREITO, COMO MERECE!
CHEGA DE TRATAR ANIMAIS COM DESCASO E DESRESPEITO.
HOJE VEJO QUE TUDO COMPENSOU, TANTO AMOR TANTO CARINHO.
BOM, PRA FINALIZAR ESTAVA AGORA NAQUELE MOMENTO “SOZINHA NO MEIO DA MULTIDÃO”, E ADIVINHEM? SÓ VEJO AQUELA PATA NO MEU COLO...
“AQUELA PATA AMIGA”.
PS: POSTEI ESTA MENSAGEM NO DIA 9 DE JULHO, MAS ACHEI MELHOR COLOCÁ-LA HJ, Q É O DIA DO AMIGO!
APROVEITO TB PARA FELICITAR MEU QUERIDOS(AS) AMIGOS(AS) HUMANOS NESTE DIA TÃO ESPECIAL.
SEJAM FELIZES SEMPRE!
BJ E BOA NOITE
CECÍLIA
Imagem: foto de 2007 do banho em casa da Elektra e Barak, grandes amigos.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cães Cegos brincando e muito...






Continuando:
Em casa manter os cuidados básicos de um cachorro (deficiente) como não modificar os móveis de lugar a todo momento, se for necessário colocar nos cantos (quinas) mesas, armários, protetores de silicone que são vendidos em lojas de artigos para bebês (humanos).
Em locais que tenham algum risco para o fofo, coloque redes de proteção e os portões tb utilizados para bebês(humanos) agora são vendidos em pets.
E manter um local seguro que ele possa ficar preso. Onde fique sua casinha ou caminha, com água, ração, seus brinquedos e um canto para o banheirinho. Evite deixá-lo solto sozinho.
Se vcs lerem este post e "esquecerem" que estamos falando de cães especiais..... Observarão q tudo é mto semelhante ao convívio com cachorros normais.
Aliás.... Os brinquedos para os fofos especiais...
Os brinquedos para cachorros cegos devem ser resistentes, cheirosos, saborosos e ou sonoros.
É muito difícil encontrar brinquedos assim e que resistam a curiosidade dos cães.....
Os brinquedos com guizo são na maioria das vezes frágeis, o Tyson ganhou 3 bolas que em minutos ele destruiu somente para achar o tal guizo no interior ... os que possuem o apito com ar na primeira babada o apito some ou numa mordida mais forte o apito quebra... ossos com sabores e defumados são excelentes, mas se os papais estiverem sem grana vá no açougue solicite ossos grandes(mtas vezes eles fornecem de graça), dê cru ou ferva em casa e dê pro seu pet.... ele vai adorar!
Olha já gastei mto com brinquedos pro Tyson, e nunca surtiram o efeito desejado....
Até depois de mil tentativas eu "criar" um q reunisse tudo num só..... a famosa garrafa pet de 600 ml, pego uma faço poucos e pequenos furos coloco biscoitos quebrados dentro para q ao sacudir façam barulho e fecho bem forte com a tampinha dela. Fico sacudindo e jogo longe...
O piso da brincadeira não deve ser de grama ou terra, o barulho(alto mesmo) da garrafa no chão fará com q o ceguinho enlouqueça correndo atrás e os biscoitos ajudam deixando um rastro de odor...... quando eles pararem, e passarem a roer para pegar os biscoitos tire a tampa e os ajudem dando os biscoitos-prêmios!
E é muito barato, e funciona também com os normais!
Existem bolinhas resistentes com cheirinhos nas pets, e tb algumas bem barulhentas que facilitam as brincadeiras..... basta procurar e muito!
Desde cedo acostumei o Tyson com frutas, então como ele adora maçã, eu faço leves furinhos nela e jogo "futebolzinho" com ele, ele enlouquece e depois come tudinho.... funciona tb com pêra, abacate, mamão papaya, banana etc..... ajude seu pet com as frutas q tem casca grossa, se achar necessário retire as cascas... não dê frutas ácidas... mas experimente brincar com os cheiros e sabores com seu cachorro!
Os brinquedos que permitem colocar dentro petiscos são mto legais, porém não fazem barulho, funciona mais com cães(surdos) que tenham visão, pois alguns pulam bastante no chão, despertando o cachorro a sair atrás.
Existem bolinhas sonoras, isso mesmo emitem sons, palavras etc(imagem acima bolas azuis), outras emitem flashes de luz(para os surdinhos é uma boa, aparecem na imagem acima bolas vermelhas), tem tb as q tremem para todos tipos de cachorros... enfim têm mta coisa especial fora do nosso país.
E com certeza devem ter outros mil brinquedos bacanas pro seu pet por aí.
Coloquei aqui embaixo os sites dos brinquedos legais q funcionam bem com pets especiais:
http://www.petqwerks.com/babbleballs.php
http://www.multipet.com/pc_combined_results.asp?pc_id=C37E559C268E4FA581F9093FAFF4C0CF
bjs Cecília

Treinar cães cegos para passeios e brincadeiras!


Olá,
Como postei anteriormente meu frenchie Tyson tem catarata juvenil em ambos olhinhos, não existe tratamento alternativo, somente cirurgia, que já estamos estudando fazê-la com o Vet. Oftalmologista Pigatto, que já o examinou, fez inclusive a eletrorretinografia que constatou que existe visão sim. Obaaa!
Antes que me perguntem pq ainda não fiz tal cirurgia, vou logo respondendo.
A questão é q o Tyson é epilético, sei q isso não é impedimento nem desculpa mas ele tem uma vida normal, sua cegueira fez com q ele desenvolvesse absurdamente seus demais sentidos. Tanto q em casa, onde ele mapeou mentalmente todos os cantos, ele se vira perfeitamente sozinho. Corre, brinca, apronta, se esconde.... Claro q não devemos mudar os móveis e objetos de lugar, mas se for necessário basta levá-lo até o local, deixar ele cheirá-lo e quando ele estiver se aproximando "gritar" Cuidado! Explicarei como o ensinei logo abaixo. Ou seja, estamos com receio de operá-lo, algo não dar certo, ele sofrer mto no pós... enfim medos que temos... medo de perdê-lo, estando ele tão bem. Mas isso conversaremos depois...
Contarei o que fiz para q ele tivesse a vida normal q tem hj, serve tb para os cachorros q não tem como reverter seu problema da cegueira.
Vamos então aos comandos para os cachorros deficientes visuais??
Aliás o comando "Cuidado" eu inventei desde q ele começou a perder a visão com 2 aninhos, hj ele tá com 5 anos.
Associar estes comandos com petiscos, ou brinquedos que tenham cheiros e ou façam barulhos suaves, que não o assustem, ajudará muito o cachorro a atender rapidamente.
Explico: ensine os comandos básicos para seu cachorro especial, principalmente o senta e o aqui. Então passe a ensinar o "Cuidado".
Garanto q ele aprenderá. Pq ele quer brincar, quer conviver e só precisa de ajuda. A tendência dos donos é de proteger seus ceguinhos, deixá-los somente em casa, pq não passear, brincar??
Ele conseguindo aprender estes comandos vcs já terão resultados bacanas.
É simples comece em casa com ele na guia e se tiver algum obstáculo fale: "Cuidado" e o ensine a parar. Claro q nas primeiras vezes ele irá seguir, e provavelmente se baterá ou esbarrará no objeto a frente, com o sustinho ele passará a "ouvir" tal comando.
Depois nos passeios fazer o comando próximo de buracos pequenos, postes, muros, árvores, lixeiras, pessoas, cocôs que foram esquecidos na rua por donos porquinhos.
Mas sempre na guia e tb numa distância que o dono tenha como salvá-lo de uma situação mais séria.
Logo que passarem desta fase light inicie usando o comando em degraus, escadas, piscinas, janelas e outras situações de risco maior....... a partir de um momento eles começarão a atender o comando e se condicionarão.
Sempre na guia, na verdade a guia passa a ser para o cachorro deficiente visual sua "bengala". Tyson sem a guia, fica nervoso e chorando exigindo q coloque a guia, então ele fica feliz pula mto e aproveita o passeio.
Deixe-os farejar em locais seguros pq então ele associará o cheiro ao local o que vai facilitando sua autonomia.
Sou contra andar com cachorros normais ou não sem coleira e guia, é falta de responsabilidade dos donos.
Mas numa situação segura, por exemplo no sítio de uma amigo, leve-o seu cão, deixe ele cheirar tudo e todos antes de soltá-lo....... para chegar neste momento seu cachorro tem q atender prontamente o comando "Cuidado".
O cachorro cego tende a ser ansioso, óbvio né?
Portanto o cuidado ao apresentá-lo a outros cachorros tem que ser muito maior, e os donos tem que passar tranquilidade neste momento e nunca tensão. Afinal, não é pq ele é cego q tem de ficar isolado ou tb ter q aceitar todos os cachorros do mundo, pelo contrário ele q escolherá seus aumigos... assim como os cães normais..... a questão é q interpretações erradas de comportamento entre cães tendem a acabar em brigas feias, portanto procure por aumigos que sejam bastantes brincalhões e nem um pouco agressivos.
E o solte, deixe o livre pois faz parte da sua natureza, quando ele por curiosidade resolver passar dos limites dê o comando e o chame de volta.
Comandos: Cuidado e Aqui.
Os cachorros especiais, atendem os comandos através de estímulos diferentes dos cachorros normais.
Eles difereciam tudo e todos pelo cheiro, sabem tudo que esta acontecendo somente pelo que ouvem, ou seja, na rua eles podem ser cachorros especiais, porém com autonomia para diferenciar o mundo lá fora.
"Conversar" muito com seu cachorro cego, modificando seu tom de voz toda vez q for necessário. Se for necessário acentue, force mesmo o tom da mensagem q quer passar, pois para ele ficará mais fácil interpretar o q esta dizendo.
Como ele não pode "ler" sua expressão facial, nem seus movimentos corporais será o tom da sua voz q determinará o quer "dizer" pra ele.
Postarei a seguir os brinquedos mais legais comerciais e caseiros para brincarmos com nossos ceguinhos. E tb as brincadeiras mais seguras pra todos se divertirem sem riscos.
Aguardo vcs,
bjss Cecília e Tyson.
Sites legais:
http://www.blinddogs.net/
http://www.blinddogs.com/
http://www.blindpets.net/
Fonte da Imagem:
Barney é um golden retriever de 8 anos cego.



Muito Obrigada!

Obrigada pelo carinho de todos!
Respondi todos comentários logo abaixo da postagem.
Mas o comentário do Gustavo Vollmer achei melhor colocar aqui pra esclarecer as dúvidas sobre a doação de sangue.
Respondendo dúvidas: Para doar o cachorro tem quer ser saudável, vacinado, ter acima de 28 quilos e até 8 anos.
Para maiores detalhes entrem no site: http://www6.ufrgs.br/favet/lacvet/hemoterapia.php
Que lá tá tudo lá bem detalhado.
O que posso garantir pq já levei dois cachorros meus que é um procedimento super seguro pra todos.
abraço à todos, bjks Cecília.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Hemoterapia para Pets!

Serviço de Hemoterapia em animais...
Este serviço extremamente sério e delicado pode parecer coisa só de 1° Mundo, né?
Engano seu, este serviço de doação, transfusão e outros a gente encontra aqui pertinho no Hospital Veterinário da UFRGS, no LACVet.
Já precisei utilizar os serviços para o meu querido Remo(já falecido), foi sensacional!
É exatamente igual aos humanos, mas para este serviço continuar auxiliando a todos cachorros dodóis, eles precisam de doações sanguíneas de cachorros saudáveis.
O mais bacana é o carinho que eles tratam nossos doadores e a alegria de saber que estamos ajudando outros pets que tão dodóis e precisando muito de ajuda.
http://www6.ufrgs.br/favet/lacvet/hemoterapia.php
http://www.ufrgs.br/hcv/apresentacao.html
Minha cachorra rottie Elektra e meu labrador Barak são doadores de sangue.
Informação muito interessante: ao doar sangue “ganhamos” vários exames inclusive o teste sorológico para erlichia (doença transmitida através da saliva do infeliz do carrapato, muito comum por aqui e que "levou embora" meu rottie Remo) para nossos cachorros.
Assim ficamos sabendo se tá tudo bem com nossos filhos peludos.
E outra coisa legal, tu entras em contato e eles vão até vcs, sem custo nenhum e se quiserem ir até o hospital também é possível.
Portanto temos sim este serviço e outros que são sensacionais, considerados de 1° Mundo!
Caso estejam interessados, entrem em contato através do email: luciana.lacerda@ufrgs.br ou pelo telefone:33166099.
Médica Vet. Responsável Luciana Lacerda.
Pensem nisso!
Bj Cecília.

Continuação Próteses, Órteses 2...

Corrida super especial!
Olhem a patinha... aliás ele perdeu a patinha e colocou uma prótese.
Olhem a alegria dele!
bj

Continuação Próteses, Órteses 1...

Imagem fonte site: http://www.orthopets.com/index.html

Próteses, Órteses para cachorros...


Olá, hoje comentarei sobre a dificuldade de encontrarmos para os nossos pets recursos para os problemas ortopédicos.
Procurei muito por aqui... e nada... então procurei lá fora... e achei muita coisa legal!
Indico estes sites:
http://www.orthopets.com/index.html
http://handicappedpets.com/www/index.php
São sensacionais! encontrei tudo que existe para auxiliar tanto nos tratamentos básicos de frauras, torções quanto de patas decepadas, por acidentes, câncer e outras doenças.
Por aqui temos o Vet Car, que auxilia muito nossos pets. atenção é um aparelho fisioterápico, não é uma cadeira de rodas.
Site: http://www.vetcar.com.br/
Gente, pode parecer estranho o tema da minha postagem, mas quem tem pets e estes ficam dodóis, saibam que têm sim recursos pra tratá-los.
O grande problema é trazer pra cá!
Mas quem sabe se a gente solicitar, pedir as importações comecem a acontecer?
bj Cecília

terça-feira, 14 de julho de 2009

Maninho, srd....


Este é meu vira-lata, o adotei na nossa antiga obra.
É um figurão, o mais difícil foi ensiná-lo a não fugir.... depois ensinei com mto carinho a brincar, a receber carinho etc... Se meteu em tantas brigas....
É um cachorrinho mto lindo.
bj Cecília

Elektra e Barak...


São meus fofos, que pra variar tb têm seus dodóis....
Mas aqui tá um frioooo... que contarei tudo depois...
Olhem que momento...
bj Cecília

Cane Corso Rocky...


MEU BEBÊ, ROCKY O CANE CORSO, TB MTO FOFO.
ELE VEIO PRA NÓS DEPOIS DE PERDERMOS NOSSO GUARDIÃO REMO, UM ROTTWEILER SENSACIONAL. FOI TERRÍVEL ELE TEVE ERLIQUIOSE, MAIS TARDE ESCREVEREI SOBRE ESTA E OUTRAS DOENÇAS.
O CANE CORSO ROCKY, NÃO VEIO PRA SUBSTITUIR VEIO PRA ACRESCENTAR E PREENCHER O VAZIO NOS NOSSOS CORAÇÕES DEPOIS DE TANTO SOFRIMENTO.
TAVA TUDO INDO MTO BEM.... ATÉ ELE COMEÇAR A MANCAR COM 6 MESES ... PATA DIANTEIRA DIREITA... LÁ FUI EU PROS ESTUDOS ORTOPÉDICOS.... DEPOIS CONTO TUDO MELHOR...FOI DIAGNOSTICADO OSTEOCONDRITE....MAS ATÉ CHEGAR NESSE DIGNÓSTICO PERCORRI MTOS VETERINÁRIOS ATÉ Q ENCONTREI UM VET ORTOPEDISTA BEM LEGAL MARCELO ALIEVI, ELE TÁ CONTROLADO E SUPER BEM.
ENTÃO DESCOBRI QUE UM DOS MAIS SÉRIOS VETERINÁRIOS QUE EMITEM LAUDOS SOBRE DISPLASIAS E AFINS É IRMÃO DE UM TIO MEU MTO QUERIDO.... É O VET EDGAR SOMMER, ME AJUDOU E AJUDA MTO. ME TRANQUILIZOU, DISSE Q MTO COMUM EM CACHORROS GRANDES E PEDIU Q EU ESPERRASSE MEU CANE CRESCER POR COMPLETO, POIS NA ÉPOCA ERA UM BEBÊ GRANDE.
HJ TRATO MEU CANE CORSO SOMENTE COM OSTEOCART VIA ORAL, QDO ELE MANCAR ADMINISTRAREMOS UM ANTIINFLAMATÓRIO ESPECÍFICO( Q TODOS ODEIAM NÓS E OS VET), NUNCA DEMOS INJEÇÃO DE CONDROITINA, MAS É UMA OPÇÃO.
O GRANDE PROBLEMA É O FRIO DAQUI, HJ POR EXEMPLO TÁ 10 GRAUS, AI TEM A TENDÊNCIA DE ELE MANCAR, ENTÃO O MANTENHO QUENTINHO, SE EXERCITANDO FAZENDO REFORÇO MUSCULAR.
HJ ELE PULA, CORRE E ACREDITO Q ELE TENHA COMPENSADO O PROBLEMA.
MAS TÔ SEMPRE DE OLHO.
O LANCE É NUNCA SE DEIXAR ABATER, É ESTUDAR E SOLUCIONAR.
POR PIOR QUE SEJA O DIAGNÓSTICO SEMPRE TEM UMA SAÍDA, AS VEZES DEMORADA MAS TEM.
AGORA TEREI DE SAI PRA DAR COLINHO PRO ROCKY, O CANE CORSO, ELE TÁ NA CASINHA CHORANDO PEDINDO MEU CAFUNÉ.....
DETALHE SÓ PESA 50 QUILOS DE FOFURA...
BJCAS CECÍLIA

Tyson, bulldog...

SOBRE AO TYSON, O COMPREI DE UM CARA QUE CRUZOU SUA FRENCHIE COM O DE UMA AMIGO ALGO CASEIRO MESMO...
QUANDO O COMPREI EU NÃO TINHA A NOÇÃO QUE TENHO HOJE, COMPREI PQ ADOREI A RAÇA. VI OS PAIS NO LOCAL E ACHEI QUE ISSO BASTAVA.
MAS HOJE SEI QUE NÃO É ASSIM.
MESMO ASSIM MEUS DEMAIS CACHORROS QUE TÊM DIGAMOS ASSIM ORIGEM, LINHAGEM ( GANHEI, ADOTEI E COMPREI TB) TB APRESENTARAM MIL PROBLEMAS HEREDITÁRIOS OU NÃO.
AQUI NO SUL É UM ATRASO SÓ, TANTO EM RELAÇÃO A MEDICINA VETERINÁRIA QTO A CANIS. TEMOS SIM ALGUNS BONS CANIS, MAS MESMO ASSIM OCORRE AQUELE JOGO DE "CAMUFLAR" LAUDOS. TEMOS TB GRANDES VETERINÁRIOS, MAS SÃO POUCOS.
SEI QUE ISSO EXISTE EM TODOS LUGARES, MAS O QUE TIVE DE ESTUDAR PRA COMPREENDER TANTO DE VETERINÁRIA QTO DE CINOFILIA..... NOSSA QTO APRENDIZADO.
SOBRE A EPILEPSIA, O TYSON FOI DIAGNOSTICADO PELO EXCELENTE VET. RODOLFO VOLL, TINHA CRISES TERRIVEIS E AINDA TEM... PORÉM DIMINUÍRAM DRASTICAMENTE...UFA...
A PENÚLTIMA CRISE FOI TÃO VIOLENTA Q ELE FOI ANESTESIADO, FOI TÃO FORTE Q QUE TODO SEU ORGANISMO DESCOMPENSOU.
FICOU INTERNADO 2 SEMANAS.
ELE TEVE UM "SUPERAQUECIMENTO" (MUITO COMUM EM CAVALOS, FIZ HIPISMO DURANTE ANOS) QUE ELE URINAVA SANGUE. FOI MUITO ESFORÇO FÍSICO DURANTE AS CRISE. FICOU NO OXIGÊNIO, PARA AUXILIAR NA EXCREÇÃO DESTE SANGUE. DEPOIS EM FUNÇÃO DO TIRA E BOTA DA SONDA URINÁRIA, ADQUIRIU UM INFECÇÃO URINÁRIA...... COMER ENTÃO NEM PENSAR..... TUDO QUE ERA POSSÍVEL EU SOLICITAVA QUE COLOCASSEM NO SORO(MAS EU SABIA QUE NÃO BASTAVA)..... OLHAVA OS BRACINHOS RASPADOS E FURADINHOS...TADINHO. MAS SABIA QUE AS VETERINÁRIAS QUERIDAS E COMPETENTES DA CLÍNICA, FAZIAM TUDO Q ERA POSSÍVEL COM OS POUCOS RECURSOS Q DISPUNHAM.
SÓ PODIA VÊ-LO NO HORÁRIO DE VISITA, LOGO ELE SUPER APEGADO A NÓS..... ELE NÃO TINHA FORÇAS NEM PRA SE LEVANTAR, PERDEU PESO E SUAS TAXAS DESPENCARAM.... ENTÃO COMEÇOU A TER QUEDAS GLICÊMICAS. ETC....
FIZERAM MIL EXAMES PRA ACHAR TUMORES AQUI E ALI.....
E MEU VET NEURO DIZIA Q ERA PQ ELE NÃO ESTÁ COMENDO.....
CHAMEI UM ENDOCRINO VET QUE O REVIROU FEZ MIL EXAMES E NADA....
ENFIM, ASSINEI UM TERMO DE RESPONSABILIDADE E O RETIREI DA CLÍNICA..., PENSEI SE ERA PRA ELE SMORRER Q MORRESSE CONOSCO EM CASA E NÃO LÁ SOZINHO, APAVORADA, MAS TIREI PQ VI Q ELE ESTAVA TB EM DEPRESSÃO POR TUDO Q SOFREU E PQ ESTAVA (ABANDONADO NA CABECINHA DELE) NA CLÍNICA, COM OUTROS DOGS.
ELE DETESTA OUTROS CACHORROS, SÓ AMA UMA FRENCHIE A BELLA. O ALIMENTAMOS NA ÉPOCA COM COMIDA CASEIRA FEITA PRA ELE, COMPREI O APARELHINHO DE MEDIÇÃO GLICÊMICA E "MEDIA" QDO CAIA, DÁVAMOS UMA COLHERADA DE ALGO DOCE..... E ASSIM EM 02 DIAS ESTAVA ANDANDO..... FOI SE RECUPERANDO LENTAMENTE....JÁ PASSEAVA PELA CASA.... FAZIA XIXI E COCO..... E EM 03 MESES TAVA TOTALMENTE RECUPERADO!! INCLUSIVE NEUROLOGICAMENTE.
MEU FRENCHIE TINHA SIM E AINDA TEM CRISES ALÉRGICAS DO NADA.... O Q DEIXA CLARO Q É ALGO NO MÍNIMO EMOCIONAL! AGORA ELE SÓ TEM DERMATITE DE CONTATO EM FUNÇÃO DE TER Q USAR ROUPAS NO NOSSO INVERNO, QUE É MTO RIGOROSO. 10 GRAUS...
E DESDE ENTÃO TENTO TRAÇAR UMA RELAÇÃO DA EPILEPSIA COM A CATARATA JUVENIL, MTOS ME DIZEM Q NÃO TEM NADA A VER, OUTROS DIZEM Q TEM SIM TUDO A VER, O Q ACHAM?
ENGRAÇADO NO MOMENTO ESTOU ESTUDANDO FLORAIS......
ADIVINHEM PRA QUE? OU PRA QUEM? HEHEHE...
SOBRE ANESTESIA TENHAM SIM UM ANESTESISTA MTO BOM E Q TENHA CUIDADO COM BRAQUICEFÁLICOS E EPILÉTICOS.
O NEURO VET E MINHA QUERIDA E COMPETENTE VET IZAMARA OLIVEIRA QUEREM Q O VET. OFTALMO O OPERE, PQ ELE ESTA TOTALMENTE CEGO.
APESAR DE NÃO PARECER, ELE É INCRÍVEL E MTO BRINCALHÃO.
MEU MEDO É: ELE SEM VER APRONTA DIRETO..... IMAGINA VENDO.... MEU DEUS..... NÃO IMAGINA O Q QUE ELE APRONTA... HEHEHE
ELES QUEREM QUE SEJA LOGO OPERADO PQ A CATARATA ESTA MADURA...
VAMOS AGUARDAR CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS.
O QUE IMPORTA É Q ELE ESTÁ BEM E FELIZ.
SUPER BJ
CECÍLIA

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Gripe Canina...

Olá Queridos(as)!
Estava hoje me lembrando da gripe canina ou tosse de canis, em função da gripe suína que não sai das manchetes mundiais..
Lembrei de quando a quatro anos atrás meu frenchie Tyson, brincou muito com sua namorada e única amiga(ele só aceita ela, o resto ele odeia) a Bella, também uma frenchie, filha da minha amiga Cíntia.
Passou alguns dias e minha amiga me liga avisando que a Bella tinha apresentado a tal doença e que era possível o Tyson apresentar os sintomas. Disse que se em 10 dias ele não apresentasse os sintomas, estaria tudo tranquilo.
Passaram-se oito dias e nada, então fomos para praia, era verão, em janeiro.
No nono dia ele brincou tanto na areia no mar que foi dormir super cedo.... adivinhem... no décimo dia acordou com febre, tossindo alto e cuspindo muco. E lá fomos encontrar um veterinário... encontramos.... fizemos um tratamento forte com antibiótico injetável..... foi longo... mas no final deu certo.
Aquele verão ele ficou de “molho”, coitado não pode mais ir na praia.
Ficava em casa de repouso... hehehe.
Mas vou logo contando que todo ano ele pega praia ou piscina no verão.
É verdade gente, detalhe ele nada direto... lento... mas nada.... mesmo agora que esta cego pela catarata ele insiste em entrar na água, chora muito!!
Inclusive a foto é o Tyson nadando em fevereiro de 2009 na piscina.
No caso dele, a cegueira fez com que desenvolvesse mais os demais sentidos, imaginem que as pessoas acham que ele têm olhos azuis e não catarata juvenil.
É um fofo, adora que segurem ele e o deixe boiar..... ele relaxa.... vê se pode, mas é verdade.
Ou seja, desde então aplicamos nele e em todos meus dogs a vacinação contra a gripe canina, via nasal que é dose única.
E nunca mais tivemos problemas dessa ordem.
Portanto vacinação sempre!
Bjs Cecília

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Epilepsia Canina...

Olá Queridos(as),
Resolvi explicar um pouco o tratamento do meu frenchie epilético. Aliás descobri que a epilepsia dele é idiopática, ou seja, sem causa evidente. Define-se convulsão por uma atividade anormal do cérebro, desencadeada por um grupo de neurônios com cargas elétricas alteradas, denominado foco.
Em geral estão presentes sintomas como perda ou alteração de consciência e movimentos ou alterações musculares envolvendo todo o corpo ou somente parte dele.
Define-se por epilepsia o quadro clínico caracterizado pela repetição frequente dos episódios de convulsão.
Nome dele é Tyson tem 5 anos e tudo começou no aniver dele de 1 aninho... foi horrível.... pior ainda foi ter q consultar com muitos e péssimos veterinários que nada sabiam sobre a doença.
Foi num ato de desespero que ligamos para a UFRGS e pedimos um veterinário neurologista, a atendente prontamente indicou o maravilhoso Vet. Rodolfo Voll, baita profissional.
Ele então nos orientou e orienta até hoje, calculando dosagens e cuidando dele nas crises que costumam aparecer de tempos em tempos.
Depois de alguns ajustes de doses, sempre respeitando os horários de 12 em 12 horas.
Hoje ele toma fenobarbital 100mg, brometo de potássio 600mg.
O Veterinário Rodolfo Voll solicita exames de dosagem de fenobarbital, exames básicos e específicos no fígado que costuma ser sobrecarregado com tal medicação.
O que importa é que ele esta controlado e incrivelmente bem.
Comparando com outros cachorros não vejo diferença alguma, muito pelo contrário ele continua ativo como nunca.
Encontrei no site http://www.dogtimes.com.br/ uma matéria muito bacana sobre a epilepsia canina.
Entrem lá.
bj Cecília e Tyson.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Cães diferentes para pessoas especiais!

Olá Queridos(as),
Este blog nasceu das experiências que tive, tenho e terei com meus cachorros que são especiais, alguns mais que os outros...
Ter animais de estimação em casa fazem as nossas vidas muito mais animadas, alegres e engraçadas. Afinal eles são pura energia!
Mas e quando eles adoecem?
Quando sofrem?
E quando são especiais ou simplesmente deficientes?
O que fazer?
Dar mais carinho ainda, mas atenção e uma dose extra de paciência.
Cá entre nós.... nada que vcs com certeza já não façam com seus filhos peludos.
Antes de mais nada aceitar as diferenças e respeitá-las sempre!
Abandonar jamais. Nunca!
Posse mais que responsável, afinal são cães especiais que exigem atenções especiais.
Então, neste blog contarei episódios que passei, situações que me fizeram explicitar o quanto é bacana a gente ver um cachorro que é deficiente ser super brincalhão..... e muito feliz!!
Que lições aprendi e aprendo com este cachorro especial.
Outro peludinho..... que veio das ruas.... completamente assustado, se transformar totalmente somente com amor e carinho.
Também falarei sobre como meus cachorros grandalhões, de raças consideradas agressivas, serem fofos e extremamente amáveis. Bastando apenas dar educação, adestramento e amor.
E pra mim a parte mais difícil, porém necessária.... das doenças, das verminoses, vacinações, vermifugações e dos diagnósticos que nos assustam muito.... e fazem a gente estudar durante dias( e noites, afinal sou arquiteta urbanista, preciso trabalhar) nomes esquisitos... sempre pra tentar auxiliar os médicos veterinários, que aliás merecem todo nosso respeito.
E também a lidar com a perda destes seres tão sensacionais...
Com certeza nada é por acaso, e para concluir cães não são de outro mundo, são sim do nosso, mas com certeza vieram pra transformar a nossa jornada.
Vamos juntos nessa?
Então tá.... bj Cecília.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...